terça-feira, 27 de outubro de 2009

Engenharia Civil

Casas, prédios, estradas, viadutos, túneis, ferrovias, reservatórios. Não dá para fechar os olhos para essa quantidade de construções. Porém, você sabe quem é o profissional que está por trás de grande parte dessas obras? É o engenheiro civil, que tem responsabilidade desde a elaboração do projeto até a sua execução e fiscalização.

É um curso voltado pra área de exatas, onde é um curso que oferece a pessoa uma ampla área de trabalho,atuando em diversas áreas.Onde houver produção um engenheiro civil "pode" trabalhar.Mas é uma profissão que tem que ter todo acesso as novas tecnologias, informações sobre elas,tem que estar integrado com o meio ambiente,estar ligados a novas alternativas em favor da população e meio ambiente.
O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, as redes de instalações elétricas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor.

Por: Thabata Monteiro

O campo de atuação possui seis grandes áreas:



1-Sanitária e Ambiental

Ramo da engenharia que trata da exploração e do uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral, tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários , de limpeza urbana, aí incluídos os sistemas de tratamento.O engenheiro sanitarista deve ter ampla formação nas áreas ambiental, de Hidráulica, de Hidrologia e de recursos hídricos, pois planeja e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando Planos Diretores de Abastecimento de Água, de Esgotos Sanitários e de Bacias Hidrógráficas. Ele também elabora projetos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, além de projetar canais de escoamento. Este profissional também pode gerenciar a operação de Estações de Tratamento de Águas (ETA) e de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), que tratam águas poluídas ou contaminadas.A organização, a iniciativa e o interesse por questões sociais, ambientais e ecológicas são alguns traços de personalidade que podem ajudar o profissional a ter sucesso no mercado de trabalho.O engenheiro sanitarista pode atuar em empresas de consultoria voltadas à estudos e projetos de obras sanitárias (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos), na criação de sistemas de irrigação, drenagem, saneamento e bombeamento, inclusive em emissários submarinos ou subfluviais.Pode ainda desenvolver Estudos de Impactos Ambientais (EIA-RIMA), em conjunto com uma equipe multidisciplinar.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org



2 - Transportes

É um dos ramos da engenharia, que lhe compete à construção e manutenção de redes rodo-ferroviárias, além de portos e aeroportos, projeto de veículos, logística de transferência de produtos.
São os engenheiros em transportes os responsáveis pelo projeto e duplicação de estradas além de desafogação de lugares onde ocorrem engarrafamentos.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org


3 -
Solos e Geotecnia

Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apóiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como por exemplo as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dos materiais usados nos maciços terrosos.

Karl Terzaghi é internacionalmente reconhecido como o fundador da Mecânica dos solos pois seu trabalho sobre adensamento de solos é considerado o marco inicial deste novo ramo da ciência na engenharia.


Mais informações: http://pt.wikipedia.org



4 -
Hidráulica e Recursos Hídricos

Engenharia hidráulica é o ramo da engenharia civil que trata da exploração e do uso da água, dos projetos e das obras hidráulicas fluviais ou marítimas e dos projetos e das obras de engenharia sanitária. A engenharia hidráulica foi criada pelos egípcios. O engenheiro hidráulico ou de recursos hídricos planeja e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando Planos Diretores de Bacias Hidrógráficas. Ele também desenvolve planos de redes de água e de esgostos, irrigação e drenagem, além de projetar canais, portos, molhes, diques, quebra-mares, píers e barragens. O profissional também pode acompanhar a exploração de lençóis subterrâneos e o tratamento de águas contaminadas.A organização, a iniciativa e o interesse por questões sociais, ambientais e ecológicas são alguns traços de personalidade que ajudam o profissional a ter sucesso no mercado de trabalho.O engenheiro hídráulico ou de recursos hídricos pode atuar em laboratórios de hidráulica ou em empresas de consultoria voltadas à estudos hidrológicos, projetos de obras fluviais ou marítimas, criação de sistemas de irrigação, drenagem, saneamento, bombeamento e desenvolvimento de canais, portos e barragens, projeto de grandes ou pequenas centrais hidrelétricas (PCH). Pode ainda desenvolver projetos de investigação e remediação de solos e águas subterrâneas contaminadas.


Mais informações: http://pt.wikipedia.org



5 - Estruturas

No campo das estruturas, a engenharia civil abraça um vasto campo de matérias como a física, a matemática aplicada, resistência dos materiais e mesmo a computação.A analise de estruturas abrange estudos do comportamento de edifícios, pontes, casas, barragens, entre outros. A sua análise presupoem basicamente o estudo das forças resultantes nos elementos, como o esforço axial, os momentos flectores e o esforço de corte, com base nas forças atuantes.

É de salientar que neste campo é fundamental o perfeito conhecimento das forças atuantes, ou as ações que intervem nas análises. Fundamentalmente estas são:Com estes resultados é possível otimizar as seções dos elementos, obtendo-se assim uma relação material / resistência mais rentável.

  • Peso próprio
  • Sobrecargas
  • Ação do Vento
  • Ação dos Sismos
  • Sobrecargas de acidente
  • Intempéries

Mais informações: http://pt.wikipedia.org



6 - Contrução civil

Construção Civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
Obras de construção civil
  • Que engloba basicamente as edificações de moradia, comerciais e de serviços públicos.
Obras de construção pesada
  • Que engloba as obras de construção de portos, pontes, aeroportos, estradas, hidroelétricas, túneis, etc ..., obras que em geral só são contratadas por empresas e órgãos públicos.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org

Jeito engenheiro ..


O engenheiro ..


Eventos


Concurso A ponte - Expo Construção 2009


Feiras da Construção Civil em 2009

Feira na Bahia
• Expo Construção Bahia 2009 - Salvador

Feiras no Espírito Santo
Cachoeiro Stone Fair 2009 - Cachoeiro de Itapemirim
Vitória Stone Fair Brasil 2009 - Serra

Feiras em Minas Gerais
• Construir Minas 2009 - Belo Horizonte
• Fenics 2009 - Montes Claros

Feira no Pará
• Fenormac 2009 - Belém

Feiras no Paraná
• Expocon 2009 - Pinhais

Feira no Rio de Janeiro
• Construir Rio 2009 - Rio de Janeiro

Feiras no Rio Grande do Sul
• Construfair 2009 - Caxias do Sul
• 3ª ExpoAcabamento - Porto Alegre
• 4ª Expomáquinas - Porto Alegre
• 12ª Construsul - Porto Alegre
Feiras em Santa Catarina
• FenaHabit 2009 - Blumenau
• Projetec 2009 - Chapecó
• CasaPronta - Criciúma
• Intercon 2009 - Joinville

Feiras em São Paulo
• 6ª Feiccad 2009 - Jundiaí
• M&T Expo 2009 - São Paulo
• Concrete Show 2009 - São Paulo
• Corte & Conformação de Metais 2009 - São Paulo
• Expo Estádio 2009 - São Paulo
• Expolazer 2009 - São Paulo
• Febrava 2009 - São Paulo
Feicon Batimat 2009 - São Paulo
Kitchen & Bath Expo - São Paulo
Revestir 2009 - São Paulo
• Termotech - São Paulo


OPA na tv falando sobre engenharia civil

Luciano Muniz fala sobre Engenharia Civil

Luciano Muniz contando dos seus primeiros passos como um profissional à edificação de sua carreira, desde seus desafios superados, objetivos alcançados e aspirações futuras. Fala também das principais atividades e do mercado de trabalho.
Mais informações: www.escolhasuaprofissao.com.br

Campos de atuação


O aumento dos investimentos em obras de infra-estrutura deve ampliar a demanda por engenheiros civis no mercado nos próximos anos.Segundo especialistas da área, a iniciativa privada também tem aumentado seus investimentos principalmente em construções imobiliárias. O fato ocorre devido ao aumento de liberação de crédito nos bancos para a compra de imóveis.

Áreas de atuação

Um engenheiro civil trabalha nas fases de concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infra-estruturas em geral como pontes, túneis, viadutos, estradas, portos, além das áreas de recursos hídricos e saneamento e de transportes.

O campo de atuação possui seis grandes áreas:

  • Sanitária e Ambiental: elaboração e execução de projetos de sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, controle de vetores, avaliação de impactos ambientais, controle da poluição do ar, da água e do solo e gestão ambiental;
  • Transportes: elaboração e execução de projetos viários, planejamento e gerenciamento de transportes urbanos, elaboração de planos diretores de transportes públicos, projeto e construção de estradas, ferrovias, hidrovias e portos.;
  • Solos e Geotecnia: elaboração e execução de projetos fundações e contenções, execução de sondagens e prospecções do solo, controle de erosões, barragens de terra, entre outros;
  • Hidráulica e Recursos Hídricos: desenvolvimento de recursos hídricos para melhorar o uso benéfico da água pela sociedade - como abastecimento de água, irrigação, usinas hidrelétricas, navegação, controle de secas e cheias e drenagens pluviais, entre outros. ;
  • Estruturas: elaboração e execução de projetos estruturais de edifícios comerciais e residenciais, galpões industriais, estádios, pontes,viadutos, reservatórios;
  • Construção Civil: concepção, execução e fiscalização de obras civis - como residenciais, prediais, obras de arte, pontes, viadutos, estádios e barragens.
Em geral, os engenheiros se especializam em um desses campos. No entanto, segundo os professores do curso, é necessário ter uma visão ampla de todos. “É uma área muito interdisciplinar. Quem faz uma parte tem que ter conhecimento da obra, porque um trabalho depende do outro”, afirma o professor.


Para ler a noticia completa acesse:http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL94670-5604,00.html
Além da notícia, no link tem um Guia de Carreiras de engenharia civil mostrando um rápido resumo sobre engenharia civil.

Entrevista com Thiago, Engenheiro Civil

Como no vídeo mostra, Thiago, como engenheiro civil atua e já atuou em muitas áreas, mostrando assim o quanto é vasto o campo de engenharia civil.Que assim como ele, qualquer engenheiro civil pode atuar em muitas áreas.
O aquecimento do mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos segue influenciando a grande procura por engenheiros civis. "Antes, o mercado estava interessado em profissionais para a compra e verificação de terrenos; agora os engenheiros mais requisitados são os que atuam na área de produção, ou seja, os que ficam nas obras coordenando projetos e equipes de trabalho”, explica o engenheiro Gilson de Oliveira Santos, coordenador de obras da construtora Tecnisa, de São Paulo (SP).Quem faz o curso de Engenharia Civil tem pela frente várias possibilidades de atuação profissional.Além de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas,barragens, canais e portos, o engenheiro civil tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.

O profissional pode desenvolver projetos, trabalhar no canteiro de obras ou ainda dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciar a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Entre os setores apontados por profissionais da área como muito promissores, está o de petróleo e gás. "Essas áreas terão investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros", diz Henrique Andion, diretor da construtora OAS. Segundo ele, muitas oportunidades de trabalho nos próximos anos surgirão nos setores de energia e de saneamento básico. Para ter destaque nessa área, entretanto, é preciso boa dose de dedicação. "O setor requer profissionais disponíveis a todo o momento para viagens e muito trabalho", diz Henrique. "Também é preciso ter carisma para trabalhar com pessoas, especialmente operários de obras, ser otimista, perseverante e o principal: saber observar e entendera obra como um todo."

Áreas em que o profissional de Engenharia Civil pode exercer

O profissional de Engenharia Civil pode exercer suas atividades em:

  • Área técnica, como na elaboração de projetos;
  • Área gerencial, como execução de obra, gestão de empresas ou departamentos de grandes empresas voltadas à construção civil, ou não;
  • Área financeira, como gestão de carteiras de clientes corporativos (empresas) em bancos ou instituições financeiras.
É desenvolvida em empresas de projeto e de consultoria, construtoras, empresas governamentais, instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_civil

Formação acadêmica

Para a atividade, um estudante tem de adquirir conhecimentos teóricos e práticos em estruturas, estradas e transportes, hidráulica e saneamento, geotecnia e materiais, também o conhecimento de todas as exigências legais e de segurança. O estágio é fundamental para que o aprendiz entre em contato com a realidade técnica de seu futuro local de atuação profissional. O curso de graduação é normalmente desenvolvido em cinco anos, ou muitas vezes onze semestres.É desenvolvida em empresas de projeto e de consultoria, construtoras, empresas governamentais, instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas.Durante a graduação, além de estágios em obras, é sugerido cursos de atualização, participação em eventos e congressos técnicos. A pós-graduação, hoje em dia, é considerada quase uma exigência para o mercado de trabalho.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_civil